Lâmpadas Led: como comprar e escolher a correta
Quer comprar lâmpadas LED mas não sabe como comprar e escolher a correta? Veio ao lugar certo, porque a Ledhome especializada em iluminação e automação e ajuda você a saber tudo que precisa sobre lâmpadas LED.
LED é uma sigla que significa Light Emitting Diode, ou seja, diodo emissor de luz. Mas o que é diodo? É uma “plaquinha” que conduz, em apenas um sentido, a eletricidade. O LED, portanto, é um diodo que emite luz no momento em que a corrente elétrica passa por dentro dele, e a lâmpada de LED é um conjunto de vários diodos.
Há uma imensa gama de lâmpadas de LED, como as de cordões e fitas, as tradicionais em bulbo, as LEDs inteligentes controladas por meio de aplicativo instalado de celulares e muitas outras.
Formatos de lâmpadas LED
Existem vários tipos de lâmpadas LED que você pode usar na decoração. São vários modelos e formatos disponíveis. Elas consomem menos energia e também não esquentam.
A LED bulbo, por exemplo, lembra as antigas incandescentes, com rosca metálica e formato arredondado. São ideais para luminárias antigas, comuns. Luminárias menores também podem utilizar a LED bolinha, que é bem semelhante, mas mais redondinha e menor.
O modelo LED tubular já segue o mesmo formato que as fluorescentes compridas, tubulares ou cilíndricas. Elas são ideais para quem necessita de iluminação forte, como em espaços amplos.
A LED milho é parecida com a fluorescente e pode ser usada em luminárias comuns, com rosca, assim como a bulbo.
A LED espiral segue a forma da fluorescente de mesmo formato e é bem comum, ideal para luminárias diversas mas em tamanho menor.
O modelo LED vela tem o formato de uma chama, por isso se presta muito bem em locais em que o desejado seja simular mesmo uma vela, como em luminárias de mesa. Tem a opção de rosca mais estreita.
As lâmpadas LED com filamentos vêm com uma iluminação mais amarelada e suave. Há pequenos filamentos de carbono que são iluminados ao acender a lâmpada. Não costumam ofuscar e são mais acolhedoras. Ajudam a criar uma ambientação industrial.
Os modelos dicróico e par de LED também estão entres os formatos disponíveis. O primeiro, na versão incandescente, possui luz focada, como em spots e luminárias de embutir. A versão LED segue essa característica sem esquentar e nem gastar tanto. A lâmpada par segue a mesma lógica.
Lâmpada LED: luz branca x luz quente
Certamente você já ouviu falar em luz branca, amarela, branco frio, branco neutro ou suave. Mas mesmo com esses referenciais, isso não quer dizer que vão ser capazes de esfriar ou aquecer o local, isso diz respeito mesmo à cor da luz emitida.
Funciona assim a relação da temperatura de cor da lâmpada: quanto mais quente a luz, menor a temperatura da cor; por sua vez, quanto mais fria, maior a temperatura da cor.
A embalagem da lâmpada traz a informação de temperatura de cor, definida pela medida em graus Kelvin (K), que vai de 2700K a 6500K. A luz é mais branca conforme aumenta o grau.
A luz branca é ideal para cozinhas, banheiros, escritórios e outras áreas de serviço e trabalho, que necessitem de maior luminosidade.
As luzes quentes ou amareladas são as que têm menor índice de graus Kevin, e são responsáveis por transmitir uma ideia de relaxamento, aconchego e tranquilidade. É indicada para quartos, salas de estar, de tv, de jantar, e até para o banheiro, que pode receber um modelo híbrido, misturando os tipos de luz.
Lâmpada LED: qual a relação de potência com watts?
A potência elétrica é a medida da energia elétrica de um circuito elétrico. O cálculo dessa potência determina a quantidade de energia elétrica consumida em um determinado tempo, levando em conta grandezas como tensão, corrente e resistência. A unidade de medida é o watt (W), em homenagem ao engenheiro James Watt.
Com frequência, a potência é expressa em kW, um múltiplo do W. Ou seja, 1 kW = 1000 W.
É muito comum você ver essas siglas nas lâmpadas e nas contas de luz, não é mesmo? Agora você já sabe o que significam. Inclusive, é bastante comum o valor da energia elétrica ser expresso em kWh, ou seja, Quilowatt-hora.
Essas são unidades bastante importantes, portanto, quando você for comprar lâmpadas e quiser conferir sua conta de energia.
Gostou do conteúdo? Siga aprendendo com a Ledhome em www.ledhome.com.br, faça o orçamento da iluminação da sua casa ou espaço profissional e garanta os melhores preços e condições em uma loja com ampla variedade de luminárias e automação. Acesse, veja as marcas e modelos disponíveis e apresente ao seu arquiteto para colocar em prática aquele projeto de decoração que você tanto deseja e necessita para um ambiente mais agradável e funcional.